O verdadeiro nome do Dente do Siso é Terceiro Molar. É o ultimo dente de nossa arcada dentária. Normalmente possuímos 4 Terceiros Molares, 2 superiores e 2 inferiores, sendo 1 de cada lado.
Eles nascem entre 17 e 20 anos e quando não aparecem pode ser por um desses dois fatores:
Portanto aparecendo ou não os Terceiros Molares estes dentes devem ser avaliados por uma série de fatores:
Como o dente não esta em sua posição correta, a gengiva não fica bem adaptada portanto propicia reter alimento entre ela e o dente causando inflamação e ou infecção da gengiva ao redor.
O mal posicionamento destes dentes facilta a retencao de alimentos e dificuldade na higienizacao diaria.
Quando o dente não erupciona normalmente, a membrana que envolve o dente inflama o osso ao seu redor.
Esta membrana que envolve o dente pode também se transformar em um tumor ou cisto ocasionando um grave problema.
O Dente do Siso quando muito inclinado pode empurrar o Segundo Molar causando a erupção errada deste dente.
Os dentes do Siso podem também empurrar os dentes em geral causando um desarranjo destes.Geralmente esse reflexo e mais percebido nos dentes anteriores inferiores.
Devido a todos estes fatores é que todos devem ser avaliados pelo seu dentista quanto a possibilidade ou não da permanecer estes dentes em sua arcada.
As técnicas de cirurgia de sisos evoluíram muito, geralmente costumamos realizar a remoção de dois dentes do siso em cada sessão. Normalmente há necessidade de uma série de medicações pré cirúrgica(a serem tomadas antes da cirurgia) com o objetivo de trazer mais segurança e conforto para o paciente. O bom resultado pós cirúrgico está intimamente relacionado com o ambiente sem contaminação, pela cirurgia realizada por Cirurgião Dentista bem treinado ocasionando menor agressão possível ao paciente e uso de medicamentos adequados.
Solicite informações aqui